Encontro 13 - Design em fricção: Criando valor local em um ecossistema global hostil
- Marina Oliveira

- 25 de ago.
- 1 min de leitura
"Na roda em que eu estava, logo no início, começamos a nos questionar sobre o que caracteriza o design brasileiro. Chegamos à conclusão de que, embora existam práticas, repertórios e soluções com a cara do país, nossa cultura e improvisação criativa dificilmente recebem espaço ou reconhecimento, sendo muitas vezes valorizadas apenas quando vêm de fora.
Outro ponto relevante discutido foi o risco de copiar referências sem adaptação. Muitas empresas tentam replicar práticas da empresa X ou experiências da empresa Y (geralmente americana ou europeia). No entanto, quando esses padrões são aplicados sem levar em conta o contexto local, podem falhar e gerar problemas de adequação e usabilidade.
Não adianta reproduzir uma experiência ou interação apenas por ser “bonita”, “moderna” ou por funcionar bem em outro produto. O que realmente importa é o contexto: quem usa, em que situação e qual é a necessidade real. Caso contrário, o design se torna apenas uma colagem de referências desconexas, e precisamos levar isso em consideração quando criamos produtos para as nossas pessoas."
Para ler o post completo acesse o artigo no medium.


Comentários